Enquete: Os WYDIANOS gostam de ler?
O resultado da enquete "Os wydianos gostam de ler?" revelou que 40% dos wydianos só lêem quando necessário; 29% lêem diariamente; 14% não sabem ler (mas foram espertinhos o suficiente para responderem a enquete -.-“); 11% só lêem assuntos escolares e 3% detestam ler.
Segundo levantamento feito pelo Instituto Ibope Inteligência à pedido do Instituto Pró-Livro, 39% dos leitores do país têm entre 5 e 17 anos e a Bíblia continua no topo do ranking das obras mais lidas pelos leitores entrevistados.
A maioria dos leitores (86%) lêem livros em casa; 36% na sala de aula e 12% na biblioteca. No caso de leitura de jornais, 53% dos leitores lêem em casa e 15% no trabalho.
Outro fator interessante é que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. O estudo constatou que somente a leitura de livros indicados pela escola, o que inclui os didáticos, mas não só, chega a 3,4 livros per capita. A leitura feita por pessoas que não estão mais na escola ficou em 1,3 livro por ano. A pesquisa também confirma que as mulheres lêem mais que os homens – 5,3 contra 4,1 livros por ano (só para variar).
Embora tenha reduzido a taxa de analfabetismo, o Brasil tem a nona maior taxa de analfabetismo da América Latina. Pesquisa mostra que o Brasil só perde para o Haiti, Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador, República Dominicana, Bolívia e Jamaica em número de pessoas que não sabem ler nem escrever.
Fonte: G1